Histórias em Quadrinhos em Aulas de Matemática: uma experiência com turmas do 7° ano
Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, HQ, Aulas de Matemática, Educação BásicaResumo
Neste capítulo são apresentados resultados de uma intervenção de ensino e aprendizagem, que teve como objetivo desenvolver a compreensão do conceito de números inteiros por meio da leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Para esse manuscrito apresentamos um recorte apresentando tirinhas (pequenas HQ) construídas por estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública situada no vale do Jequiriçá – Bahia, contendo conceitos matemáticos. Buscou-se criar um cenário que proporcione uma experiência de aprendizagem com significado e que despertasse motivação nos estudantes. Foi possível perceber que os discentes não possuem o hábito de leitura, e menos ainda de HQ. Contudo, o trabalho pedagógico com esse gênero textual, na ferramenta Canva, se mostrou importante para a promoção do letramento matemático e digital dos estudantes. Além disso, ficou evidente a curiosidade e a motivação dos estudantes devido a uma atividade diferenciada.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base nacional Comum Curricular - BNCC. Ensino Fundamental: MEC/SEB, 2017.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1982.
CIRNE, M. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.
GROENWALD, C. L. O.; TIMM, U. T. Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula. Canoas: Ed. Ulbra, 2006. Disponível em http://www.somatematica.com.br/artigos/a1/. Acesso em 19 jul. 2023.
LIMA, M. R. L. de. A relação afetiva entre professor e aluno: a concepção de professores antes e durante a pandemia de Covid – 19. 2020. 90f. Universidade Federal da Paraíba.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 1986.
MARINHO, J. B. S. Problemas epistemológicos com alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre números inteiros. Rio Tinto – Paraíba. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3358. Acessado em: 20 de março de 2022.
MIRANDA, R. da R. Uma proposta para o ensino de trigonometria a partir do uso de quadrinhos como recurso didático. 2019. 133f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2019.
NAGAMINE, C. M. L. et-al. Uma análise de conteúdos do bloco tratamento da informação em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática. Paraná. v.3, n.2, p. 400-418, ago. 2019.
OLIVEIRA, J. P.; LIMA, D. de J. O uso de ferramenta digital Canva na construção de Histórias em Quadrinhos para a aprendizagem de conceitos matemáticos. In. SANTOS, C. L. A; FURLANETTI, A. C. "PROFESSOR SER ATIVO", MÍDIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: DIFICULDADES PARA O ENSINO REMOTO X REFEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE. 1° edição. Deerfield Beach, FL. Pembrok Collins, 2022. Pág. 100- 115.
PERIPOLLI, P. Z.; BARIN, C. S. Uso pedagógico de histórias em quadrinhos no ensino de matemática. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2018, São Carlos – SP. Anais eletrônicos [...] São Carlos: UFSCar, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/issue/view/2. Acesso em: 04 abr. 2025.
REILY, L. H. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para Pré- escolares surdos. In: I. R. Silva; S. Kauchakje & Z. M. Gesueli (Orgs.), Cidadania, Surdez e Linguagem: desafios e realidades. Cap. IX (p. 161-192). SP: Plexus Editora.
SANTOS, L. S. dos. A Geometria da escola e a utilização de história em quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
SILVA, M. P. F. da. Histórias em quadrinhos em contexto matemático: uma proposta para o ensino de triângulos à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2017. 222f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Exatas e da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. Ed, 5° reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.
VERGUEIRO, W. (2009). Quadrinhos na educação: Da rejeição à prática. Educação e Pesquisa, 35(3), 453-467
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações: 28 PDF downloads: 12
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jean Paixão Oliveira, José Fernando Santos Rodrigues Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este capítulo de livro está sob a Licença Creative Commons Atribuição–NãoComercial–SemDerivações 4.0 Internacional. É permitido copiar e redistribuir este material em qualquer meio ou formato, desde que sejam atribuídos os devidos créditos, não haja utilização comercial e nenhuma modificação ou criação de obras derivadas a partir deste conteúdo.