Aspectos teóricos-metodológicos de pesquisas em EJA: sentidos de currículos em Matemática e a produção de subjetividades

Authors

Keywords:

EJA, Currículos, Matemática, Subjetividades

Abstract

Este capítulo se apresenta dividido em três partes complementares entre si, esta primeira apresenta o Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (GPEJA), a segunda parte destaca uma das principais metodologias em uso nas pesquisas deste Grupo, a entrevista compreensiva como forma de melhor entender os currículos de matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), e a terceira parte nos convida a refletir sobre possibilidades de diálogos sobre os processos de produção e análise de subjetividades, destacando as perspectivas das narrativas de si. Reconhecido pela CAPES, o GPEJA atua na linha de frente ao combate à invisibilização dos processos educacionais desenvolvidos nas salas de aula da EJA. Suas atividades se desenvolvem no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, na Linha de Pesquisa da Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação (DDSE). Tal Linha destaca sua intenção de atuar de forma interdisciplinar, e gerar a interlocução entre a educação e as distintas formas de desigualdades e exploração de classe, raça, gênero, sexualidades e diversidades físicas, sensoriais e/ou cognitivas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA) e vice coordenador do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).

Eliane Fernandes Campos Lopes, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Desde 2009, é professora docente 1 na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Com experiência profissional e acadêmica na área de Educação, tem interesse em temas como: Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Etnomatemática, Educação Matemática, Currículos, Processos de produção de subjetividades e Práticas dialógicas.

Francisco Josimar Ricardo Xavier, State University of Vale do Acaraú

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela UFF. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Especialista em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação de Jovens, Adultos e Idosos (GPEJA) da UFF e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF). Tem experiência na área de Educação, com interesse em pesquisas envolvendo as seguintes temáticas: Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação Matemática, Currículos, Práticas pedagógicas, Saberes matemáticos e Permanência nos cursos presenciais da modalidade EJA.

References

BARROS, L. P.; KASTRUP, V. Cartografar é acompanhar processos. In: Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Orgs. Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. Porto Alegre: Sulina, 2009.

BOURDIEU, P. A construção do objeto. In: Oficio do sociólogo. Petrópolis: Vozes, 2007 [6a ed.], pp. 45-72.

BRAGANÇA, I. F. S. Histórias de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: SOUZA, Elizeu C.; MIGNOT, Ana Chrystina V. (Orgs.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro (RJ): Quartet; Faperj, 2008.

BRASIL. PNAD. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html. Acesso em 10/01/25

BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Aprova a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Brasília, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa. A formação continuada no município de Sobral (CE), 2014. 202f. Tese (Doutorado em Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modenidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013.

DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil platôs - capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1; Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de janeiro: Ed. 34, 1995. (Coleção TRANS).

DELORY-MOMBERGER, C. A pesquisa biográfica: projeto epistemológico e perspectivas metodológicas. In: ABRAHÃO, Maria Helena M. B.; PASSEGGI, Maria da Conceição (Orgs.). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica (Tomo I). Natal (RN): EdUFRN; Porto Alegre (RS): EdPUCRS; Salvador (BA): EdUNEB. 2012.

FREITAS, Adriano Vargas. Questões Curriculares e Educação Matemática na EJA – Desafioa e Propostas. Jundiaí, Paco Editorial, 2018.

GOODSON, Ivor F. (org.) Currículo, narrativa pessoal e futuro social. Tradução de Henrique Calado Carvalho. Revisão de tradução: Maria Inês Petrucci-Rosa e José Pereira de Queiroz. Campinas: Editora Unicamp, 2019.

GUATARRI, F. & ROLNIK, S. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 4ª ed. Vozes, Petrópolis. 1996.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Tradução de Thiago de Abreu e Lima Florêncio. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.

Laboratório de Dados Educacionais ?????

PALANCH, W. B. L. Mapeamento de Pesquisas sobre Currículos de Matemática na Educação Básica Brasileira (1987 a 2012). Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2012.

PASSEGGI, M. C. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. M. N. (Orgs.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente [CIPA 5]. Natal (RN): Editora da UFRN; São Paulo (SP): Paulus, 2008.

PASSOS, E.; BARROS, L. P. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Orgs. Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PASSOS, E.; EIRADO, A. Cartografia como dissolução do ponto de vista do observador. In: Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Orgs. Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Orgs. Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SCHNEIDER, S. M. Esse é o meu lugar... Esse não é o meu lugar: Relações geracionais e práticas de numeramento na escola de EJA. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte. 2010.

XAVIER, Francisco Josimar Ricardo. A influência de práticas pedagógicas matemáticas na EJA sobre a permanência de estudantes na zona rural de Sobral, 2019. 195f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

Published

2025-12-08

Métricas


Visualizações: 47     PDF (Português (Brasil)) downloads: 36

How to Cite

ADRIANO VARGAS FREITAS; LOPES, Eliane Fernandes Campos; XAVIER, Francisco Josimar Ricardo. Aspectos teóricos-metodológicos de pesquisas em EJA: sentidos de currículos em Matemática e a produção de subjetividades. EditoraSBEM, Brasília, n. 31, p. 59–72, 2025. Disponível em: https://editora.sbembrasil.org.br/index.php/ebooks/article/view/39. Acesso em: 4 feb. 2026.