Histórias em quadrinhos x números inteiros: uma possibilidade?

Authors

Keywords:

Histórias em quadrinhos, HQ, números inteiros

Abstract

Neste capítulo são apresentados resultados de uma intervenção de ensino e aprendizagem realizada em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental, em uma cidade da Chapada Diamantina, Bahia, que teve como objetivo analisar as possíveis contribuições de uma História em Quadrinhos (HQ) para a aprendizagem de números inteiros. Para esse manuscrito apresentamos dados referentes a uma atividade inicial e uma atividade final, aplicadas antes e depois da intervenção, realizada em seis horas aulas. Os resultados mostram que é possível efetivar o trabalho pedagógico com esse gênero textual para a promoção do letramento matemático. Percebeu-se também que a HQ pode ser uma estratégia promissora para melhorar o ensino da matemática. Além disso, foram notórias a curiosidade e a motivação dos estudantes mediante uma atividade diferenciada. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jean Paixão Oliveira, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2018). Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio (2017) e em Mídias na Educação (2021), ambas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2015). Atuou com, professor da Educação Básica de Ensino da Rede Estadual da Bahia 2015 - 2019, foi Preceptor no Programa Residência Pedagógica 2018 - 2019. Atualmente é professor da Educação Básica nos municípios de Mutuípe e Ruy Barbosa. integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura - GEPTEMaC e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Contemporaneidade - EduMatCon. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Transdisciplinaridade e Educação Estatística.

References

ARAUJO, M. C. S. de. Aprendizagem matemática por meio do desenho de tarefas em quadrinhos. 2020. 184f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGEn, Vitória da Conquista, 2020.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1982.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base nacional Comum Curricular - BNCC. Ensino Fundamental: MEC/SEB, 2017.

CARVALHO, DJota. A educação está no gibi. Campinas: Papirus, 2006.

CIRNE, M. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.

GROENWALD, C. L. O.; TIMM, U. T. Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula. Canoas: Ed. Ulbra, 2006. Disponível em http://www.somatematica.com.br/artigos/a1/. Acesso em 19 jul. 2023.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 1986.

MARINHO, J. B. S. Problemas epistemológicos com alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre números inteiros. Rio Tinto – Paraíba. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3358. Acessado em: 20 de março de 2022.

MARTINS, G. M. R. Conjuntos numéricos em quadrinhos: uma abordagem da história da matemática na educação básica. 2022. 174p. Dissertação (Mestrado). Disponível em: https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4324. Acessado em 06 de janeiro de 2025.

MIRANDA, R. da R. Uma proposta para o ensino de trigonometria a partir do uso de quadrinhos como recurso didático. 2019. 133f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2019.

OLIVEIRA, J. P.; LIMA, D. de J. O uso de ferramenta digital Canva na construção de Histórias em Quadrinhos para a aprendizagem de conceitos matemáticos. In. SANTOS, C. L. A; FURLANETTI, A. C. "PROFESSOR SER ATIVO", MÍDIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: DIFICULDADES PARA O ENSINO REMOTO X REFEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE. 1° edição. Deerfield Beach, FL. Pembrok Collins, 2022. Pág. 100- 115.

SANTOS, L. S. dos. A Geometria da escola e a utilização de história em quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, v.13, n. 14., p. 66-91, 2000.

SILVA, M. P. F. da. Histórias em quadrinhos em contexto matemático: uma proposta para o ensino de triângulos à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2017. 222f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Exatas e da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2018, p. 7-29.

VERGUEIRO, W. (2009). Quadrinhos na educação: Da rejeição à prática. Educação e Pesquisa, 35(3), 453-467.

Published

2025-12-04

Métricas


Visualizações: 28     PDF (Português (Brasil)) downloads: 11

How to Cite

OLIVEIRA, Jean Paixão. Histórias em quadrinhos x números inteiros: uma possibilidade?. EditoraSBEM, Brasília, n. 32, p. 70–82, 2025. Disponível em: https://editora.sbembrasil.org.br/index.php/ebooks/article/view/23. Acesso em: 4 feb. 2026.