Etnomodelagem e HQ: uma experiência pedagógica criativa

Autores

Palavras-chave:

Etnomodelagem, HQ, pedagógica criativa

Resumo

A perspectiva da Etnomatemática, proposta pelo pesquisador da Educação Matemática Ubiratan D’Ambrosio (2019), evidencia que a matemática não é uma ciência única e universal, mas sim uma construção cultural presente nas práticas de diferentes povos. Essa visão amplia as possibilidades de ensino, aproximando os conteúdos escolares do cotidiano dos estudantes. Com base nessa abordagem, surge a Etnomodelagem, proposta por Rosa e Orey (2017), que combina Etnomatemática, Modelagem Matemática e Antropologia Cultural. Essa metodologia permite traduzir saberes tradicionais e culturais em modelos matemáticos, valorizando as experiências locais e tornando o aprendizado mais significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Martins Santana Barros, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Matemática pelo PROFMAT (2025), pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Arraias. Possui especialização (lato sensu) em Matemática e Ciências Exatas e da Terra, concluída em 2006 pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ), no Rio de Janeiro.Concluiu a Licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), finalizada em 2004.É Professora Efetiva na Rede Municipal de Educação de Planaltina-GO: Desde 2002, com experiência no Ensino Fundamental (6 ao 9 ano) e também Professora Efetiva na Rede Estadual de Goiás: Desde 1999, com foco no Ensino Médio.Participa dos grupos de pesquisa: GEPTEMaC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura), sob a coordenação da professora Dra. Zulma Elizabete de Freitas Madruga.Grupo de Pesquisa em Matemática e Ensino da Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Recebeu premiação em 2013 por um projeto de formação para estudantes na área de Cidadania Fiscal, promovido pela ESAF e ANFIP. 

Alcione Marques Fernandes, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2016). Professora associada da Universidade Federal do Tocantins/Campus de Arraias, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática EAD, docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede (Profmat). Professora e pesquisadora em Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Etnomodelagem, Saberes da Tradição e Formação de professores de Matemática.Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e membro do Grupo de Pesquisas em Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto (GPEUfop).

Referências

ASSIS, E. S. Exposição axiomática da Geometria Euclidiana Plana através de Histórias em Quadrinhos: possibilidades, limitações e desafios. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Educação – Especialidade em Educação Matemática) – Universidade do Minho, Instituto de Educação, Braga, Portugal, 2016.

CASSELA, E.; ANDRÉ, A. L.; CABRERA, Y. M. A proporção áurea como base de senso estético em desenhos artísticos. European review of artistic studies, v. 12, n. 1, p. 56-73, 2021.

D'AMBROSIO, U. Etnomatemática - Elo entre as tradições e a modernidade: Nova Edição. Autêntica Editora, 2019.

EISNER, W. Narrativa Gráfica e Narrativa Visual. New York: W. W. Norton & Company, 2008.

GONÇALVES, L. S. História da Matemática e quadrinhos: as ideias de infinitésimos desenvolvidas por Zenão, Eudoxo e Arquimedes. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, 2023.

MADRUGA, Z. E. F. Processos criativos e valorização da cultura: possibilidades de aprender com modelagem. 2016. 297 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, PUCRS.

MARTINS, G. M. R. Conjuntos Numéricos em Quadrinhos: Uma Abordagem da História da Matemática na Educação Básica. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, 2022.

MORELO, R. G. Explorando A Etnomatemática: uma abordagem culturalmente sensível para o ensino da Matemática. Revista Diálogos em Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. e202402-e202402, 2024.

MOURA BRASIL, M.; SANTANA, E. N. S.; STROPARO, T. R.; LACERDA JUNIOR, O. S.; LUNETTA, A.; GUERRA, R. Desafios e abordagens da Etnomatemática na educação. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 4, p. e4080-e4080, 2024.

SANTOS NETO, E.; SILVA, M. R. P. (Org.). Histórias em Quadrinhos & Educação: Formação e Prática Docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011.

OREY, D. C.; ROSA, M. Explorando a abordagem dialógica da Etnomodelagem: traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. Revista Latino-americana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 179-210, 2018.

PESSOA, A. R. A linguagem dos quadrinhos: definições, elementos e gêneros. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2014.

ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.

SILVA, L. C.; DUARTE, P. Elementos básicos da linguagem das HQ. 2011.

ZALESKI, D. F. Matemática e Arte. Autêntica, 2017.

Downloads

Publicado

04-12-2025

Métricas


Visualizações: 12     PDF downloads: 16

Como Citar

BARROS, Juliana Martins Santana; FERNANDES, Alcione Marques. Etnomodelagem e HQ: uma experiência pedagógica criativa. EditoraSBEM, Brasília, n. 32, p. 94–102, 2025. Disponível em: https://editora.sbembrasil.org.br/index.php/ebooks/article/view/25. Acesso em: 4 fev. 2026.