A produção de farinha de mandioca e matemática uma aventura em quadrinhos

Autores

Palavras-chave:

Produção de farinha, quadrinhos

Resumo

O diálogo entre a educação e os contextos culturais, sociais e econômicos dos estudantes pode ser evidenciado por meio da valorização dos saberes que eles trazem de suas vivências (Jesus; Madruga, 2023). No Brasil, em especial nas regiões rurais, práticas como a produção de farinha de mandioca representam um patrimônio cultural que, muitas das vezes, não é abordado no ambiente educacional (Nascimento, 2023). Algumas pesquisas como as de Agnol e Santos (2023), Barreto (2023), Eça, Madruga e Peixoto (2022) e Silva (2021) sinalizam que a falta de conexões entre os conhecimentos culturais e os conhecimentos acadêmicos, especialmente nas disciplinas de exatas, tem sido um desafio para educadores comprometidos com uma abordagem contextualizada e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Pereira Lima Neta, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). Especialista em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-PI) e em Educação e Tecnologias pela UESC. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa.Foi aluna especial do Doutorado (2024) e do Mestrado (2022) no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), bem como aluna especial do Mestrado (2024) no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É pós-graduanda e em Tutoria em Educação a Distância pela UFMS.É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC) e desenvolve pesquisas na área da Etnomodelagem. Participa também dos projetos de extensão Geometria para a Educação Básica e Elaboração e Aplicação de Materiais Manipuláveis na Educação Básica.Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) entre outubro de 2020 e março de 2022; bolsista PIBIC/CNPq de maio a agosto de 2022; e bolsista da FAPESB entre outubro de 2022 e julho de 2023. Foi voluntária no Programa Residência Pedagógica entre novembro de 2023 e junho de 2023. Exerceu a presidência do Diretório Acadêmico de Matemática da UFRB (DAMAT) entre maio de 2022 e março de 2023.Tem experiência na Educação Básica, tendo atuado como professora da rede municipal de Elísio Medrado, na Unidade Escolar Creche José da Silva Nunes, e como docente da rede estadual da Bahia, no Colégio Estadual Rural Taylor Egídio (ERTE) e no Colégio Estadual de Santa Inês (CESI). Atualmente, é professora da rede estadual de ensino, lotada no Colégio Estadual de tempo integral professora Helena Souza Bispo.

Referências

BARRETO, K. F. S. Formação continuada na perspectiva da etnomatemática para os professores da educação do campo: um olhar inovador no desenvolvimento das práticas pedagógicas. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2023.

DALL'AGNOL, L.; SANTOS, M. J. C. As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática. REMATEC, v. 18, n. 43, p. e2023032-e2023032, 2023.

EÇA, J. L. M.; MADRUGA, Z. E. F.; PEIXOTO, J. L. B. Formação de professores e Etnomatemática: o acarajé como elemento catalisador de discussões no Ensino de Matemática. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 15, n. 1, p. 20-40, 2022.

JESUS, L. O. M.; MADRUGA, Z. E. F. Educação do campo nos vieses da etnomodelagem. Florianópolis, dossiê temático Ed. Mat. em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola, Revista Eletrônica de Educação Matemática, p. 1-23, 2023.

LIMA NETA, M. L. P.; MADRUGA, Z. E. F. Etnomodelagem e produção de farinha: um panorama sobre pesquisas recentes. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Brasília (DF). Anais [...]. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/xivenem2022/480288-etnomodelagem-e-producao-de-farinha--um-panorama-sobre-pesquisas-recentes/. Acesso em: 26 abr. 2023.

LIMA NETA, M. L. P.; MADRUGA, Z. E. F. Etnomodelagem: elaboração de uma proposta pedagógica a partir da produção de farinha de mandioca. Educação Matemática em Revista, v. 29, n. 83, p. 1-15, 2024.

MADRUGA, Z. E. F. A Etnomodelagem como um construto teórico-metodológico para uma Educação Matemática intercultural. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 6, n. 9, p. 5-23, 2025.

NASCIMENTO, C. S. Conhecimentos êmicos e éticos de alunos do 9º ano, na exploração de atividades pertinentes à cultura da mandioca mediados pela Etnomodelagem. 2023. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2023.

SILVA, M. R. S. Educação do campo, etnomatemática e BNCC: reflexos de uma formação continuada de professores na construção de orientações curriculares de matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. 2021. 300 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Campus Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2021.

Downloads

Publicado

04-12-2025

Métricas


Visualizações: 13     PDF downloads: 12

Como Citar

LIMA NETA, Maria de Lourdes Pereira. A produção de farinha de mandioca e matemática uma aventura em quadrinhos. EditoraSBEM, Brasília, n. 32, p. 161–169, 2025. Disponível em: https://editora.sbembrasil.org.br/index.php/ebooks/article/view/30. Acesso em: 4 fev. 2026.