Etnomodelagem e Prática das Rezadeiras em Quadrinhos
Palavras-chave:
Etnomodelagem, QuadrinhosResumo
A Matemática é vista por muitos estudantes como uma disciplina que não tem relação com o seu cotidiano, pois, não visualizam nos conteúdos estudados possibilidades de serem utilizados para resolver problemas do seu dia a dia. Isso ocorre, em virtude de o ensino de Matemática estar pautado na maioria das vezes em uma Matemática com viés europeu, sem que haja relação com a cultura do entorno escolar ou da vivência dos estudantes. E, portanto, é comum ouvir nas aulas de Matemática os seguintes questionamentos: “onde na minha vida eu vou usar isso?” “Para que serve isso?” Estes questionamentos permitem-nos refletir sobre a importância de apresentar aos estudantes uma Matemática que tenha significado, e que possa ser utilizada dentro e fora do âmbito escolar. Por isso, estudos na área da Educação Matemática tem buscado discutir e apresentar possibilidades de ensino que se distanciam de uma única abordagem, e de um único viés cultural, aproximando-se de estudos que prezam pela valorização e apresentação de diferentes saberes culturais.
Downloads
Referências
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005.
MADRUGA, Z. E. F. Pesquisas em Etnomodelagem no Brasil: um olhar sobre as concepções de Modelagem Matemática. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 4, n. 2, p. 17-32, 2022.
MADRUGA, Z. E. F. A Etnomodelagem como um construto teórico-metodológico para uma Educação Matemática intercultural. CONTRAPONTO: Discussões científicas e pedagógicas em Ciências, Matemática e Educação, v. 6, n. 9, p. 5-23, 2025.
PINHEIRO, B. C. S. Como ser um educador antirracista: Para familiares e professores. Planeta, 2023.
ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. O campo de pesquisa em etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, v. 38, p. 865-879, 2012.
ROSA, M.; OREY, D. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo: Livraria Editora da Física, 2017.
ROSA, M.; OREY, D. Etnomodelagem como um movimento de globalização nos contextos da Etnomatemática e da Modelagem. Com a Palavra o Professor, v. 5, n. 11, p. 258-283, 2020.
SANTOS, J. S. Etnomodelagem e Cultura: uma investigação sobre as narrativas de rezadeiras quilombolas e sua relação com os saberes matemáticos acadêmicos. (Dissertação) 144f. Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus – BA. 2025 (Ainda não publicada)
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações: 12 PDF downloads: 11
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jailda da Silva dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este capítulo de livro está sob a Licença Creative Commons Atribuição–NãoComercial–SemDerivações 4.0 Internacional. É permitido copiar e redistribuir este material em qualquer meio ou formato, desde que sejam atribuídos os devidos créditos, não haja utilização comercial e nenhuma modificação ou criação de obras derivadas a partir deste conteúdo.