Histórias em Quadrinhos em Aulas de Matemática: uma experiência com turmas do 7° ano

Autores

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, HQ, Aulas de Matemática, Educação Básica

Resumo

Neste capítulo são apresentados resultados de uma intervenção de ensino e aprendizagem, que teve como objetivo desenvolver a compreensão do conceito de números inteiros por meio da leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Para esse manuscrito apresentamos um recorte apresentando tirinhas (pequenas HQ) construídas por estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública situada no vale do Jequiriçá – Bahia, contendo conceitos matemáticos. Buscou-se criar um cenário que proporcione uma experiência de aprendizagem com significado e que despertasse motivação nos estudantes. Foi possível perceber que os discentes não possuem o hábito de leitura, e menos ainda de HQ. Contudo, o trabalho pedagógico com esse gênero textual, na ferramenta Canva, se mostrou importante para a promoção do letramento matemático e digital dos estudantes. Além disso, ficou evidente a curiosidade e a motivação dos estudantes devido a uma atividade diferenciada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Paixão Oliveira, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2018). Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio (2017) e em Mídias na Educação (2021), ambas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2015). Atuou com, professor da Educação Básica de Ensino da Rede Estadual da Bahia 2015 - 2019, foi Preceptor no Programa Residência Pedagógica 2018 - 2019. Atualmente é professor da Educação Básica nos municípios de Mutuípe e Ruy Barbosa. integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura - GEPTEMaC e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Contemporaneidade - EduMatCon. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Transdisciplinaridade e Educação Estatística.

José Fernando Santos Rodrigues Junior, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática e Formação de Professores (UESB). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Conchas (2018). Possui graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). Professor efetivo da Educação Básica vinculado a Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC). Participante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência ( PIBID) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no período de 2013 à 2016.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base nacional Comum Curricular - BNCC. Ensino Fundamental: MEC/SEB, 2017.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1982.

CIRNE, M. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000.

GROENWALD, C. L. O.; TIMM, U. T. Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula. Canoas: Ed. Ulbra, 2006. Disponível em http://www.somatematica.com.br/artigos/a1/. Acesso em 19 jul. 2023.

LIMA, M. R. L. de. A relação afetiva entre professor e aluno: a concepção de professores antes e durante a pandemia de Covid – 19. 2020. 90f. Universidade Federal da Paraíba.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 1986.

MARINHO, J. B. S. Problemas epistemológicos com alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre números inteiros. Rio Tinto – Paraíba. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3358. Acessado em: 20 de março de 2022.

MIRANDA, R. da R. Uma proposta para o ensino de trigonometria a partir do uso de quadrinhos como recurso didático. 2019. 133f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Fortaleza, 2019.

NAGAMINE, C. M. L. et-al. Uma análise de conteúdos do bloco tratamento da informação em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática. Paraná. v.3, n.2, p. 400-418, ago. 2019.

OLIVEIRA, J. P.; LIMA, D. de J. O uso de ferramenta digital Canva na construção de Histórias em Quadrinhos para a aprendizagem de conceitos matemáticos. In. SANTOS, C. L. A; FURLANETTI, A. C. "PROFESSOR SER ATIVO", MÍDIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: DIFICULDADES PARA O ENSINO REMOTO X REFEXÕES DA PRÁTICA DOCENTE. 1° edição. Deerfield Beach, FL. Pembrok Collins, 2022. Pág. 100- 115.

PERIPOLLI, P. Z.; BARIN, C. S. Uso pedagógico de histórias em quadrinhos no ensino de matemática. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2018, São Carlos – SP. Anais eletrônicos [...] São Carlos: UFSCar, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/issue/view/2. Acesso em: 04 abr. 2025.

REILY, L. H. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para Pré- escolares surdos. In: I. R. Silva; S. Kauchakje & Z. M. Gesueli (Orgs.), Cidadania, Surdez e Linguagem: desafios e realidades. Cap. IX (p. 161-192). SP: Plexus Editora.

SANTOS, L. S. dos. A Geometria da escola e a utilização de história em quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

SILVA, M. P. F. da. Histórias em quadrinhos em contexto matemático: uma proposta para o ensino de triângulos à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2017. 222f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Exatas e da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. Ed, 5° reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.

VERGUEIRO, W. (2009). Quadrinhos na educação: Da rejeição à prática. Educação e Pesquisa, 35(3), 453-467

Downloads

Publicado

04-12-2025

Métricas


Visualizações: 28     PDF downloads: 12

Como Citar

OLIVEIRA, Jean Paixão; RODRIGUES JUNIOR, José Fernando Santos. Histórias em Quadrinhos em Aulas de Matemática: uma experiência com turmas do 7° ano. EditoraSBEM, Brasília, n. 32, p. 83–93, 2025. Disponível em: https://editora.sbembrasil.org.br/index.php/ebooks/article/view/24. Acesso em: 4 fev. 2026.